domingo, 16 de maio de 2010

Alunos do 3° ANO do Curso de Segurança do Trabalho da Escola Estadual de Educação Profissional realizam visitas técnicas em Fortaleza e Russas


A primeira visita ocorreu no dia 06 de maio de 2010 os alunos do 3° ANO do Curso de segurança do Trabalho da Escola Estadual de Educação Profissional, sob a Coordenação dos Professores Alércio Rodrigues e Daniel Maia realizam uma visita a Construção MPX (Termo Elétrica do Pecém) e ao Porto de Fortaleza.

Visando compreeder o funcionamento e a aplicação do sistema de segurança das empresaas acima citadas. Durante as visitas foi possível fazer um monitoramento dos programas e das políticas de segurança, observando ainda a aplicação dos programas de saúde e segurança, buscando identificar a resposta de aceitação e cooperação dos funcionários e analisando a influência dos aspectos ambientais e sociais de tais empresas.

As visitas iniciaram-se pela Contrução da Termoelétrica situada na Cidade de São Gonçalo, termoelétrica essa, cabe ressaltar que produzirá energia para toda aquela região. A referida contruçaõ teve início em 2008 e está prevista para se concluída no ano de 2013. Na região encontram diversas empresas que totalizam cerac de 2.000 (dois) mil funcionários no canteiro de obras, lócus onde é possível observar a existência de diversos riscos ambientais, a saber: espaço confinado, trabalho em altura, transporte e movimentação de cargas entre outros.

A segunda parte da visita foi realizada no Porto de Fortaleza, situado na região do Mucuripe, onde os alunos participaram de uma apresentação no Auditório da Empresa Docas do Ceará (Empresa que administra as atividades do Porto) feita por um dos Engenheiros de Segurança e por um Técnico em Segurança do Trabalho da Empresa, oportunidade em que foram discutidas as atividades realizadas ali e os riscos existentes nas atividades que envolvem o atracamento, carregamento e descarregamento de navios realizados no Porto.



Já a segunda visita foi realizada no dia 19 de abril, após um contato realizado pelo Prof. Alércio com a Empresa LUKRI – fabricante de palmilhas – tivemos a oportunidade levá-los para conhecer a aplicação prática dos conhecimentos teóricos aprendidos na sala de aula, buscando assim aliar os conhecimentos técnicos adquiridos sobre segurança do trabalho, enfocar a aplicação das normas regulamentadoras, atividades do técnico de segurança dentro da empresa, atividades anti-ergonomicas com movimentos repetitivos, proteção de máquinas e equipamento e prevenção e controle de sinistros.

Com saída programada para às 8:00h da manhã do dia 19 de Abril, tivemos um atraso devido ao fato de o ônibus está passando por inspeção de rotina, o que nos garantia confiança durante o translado da visita. A saída da escola aconteceu então somente às 10:30h da manhã do referido dia.

Ao chegar à empresa fomos recebidos pela Técnica de Segurança da empresa. Por motivo de espaço, dividimos a turma em duas equipes de 20 alunos cada (de acordo com o número da chamada), para facilitar a visualização dos processos dentro da empresa. A Profª Talita, juntamente com a Técnica de Segurança da empresa acompanhou a primeira equipe, onde foram mostrados o processo produtivo e os detalhes da aplicação das Normas regulamentadoras dentro da empresa, enfocando a sua necessidade e a eficácia de cada medida de controle ou prevenção. A segunda equipe foi acompanhada pelo Prof. Alércio e o Gerente da empresa, pelo mesmo percurso da anterior.

No final da visita foram feitos os agradecimentos à empresa pela turma por ter possibilitado a oportunidade de conhecimento. Após isso, todos os alunos embarcaram no ônibus da escola e retornaram direto para a E. E. E. P. Avelino Magalhães, chegando ao meio dia.

Concluímos nossa visita afirmando a satisfação dos alunos em conhecerem de perto o ambiente de trabalho deles, a postura esperada deles e a devida atuação do profissional de Técnico de Segurança, podemos concluir que este tipo de atividade extraclasse só vem acrescentar à formação profissional, devendo ser incentivada sempre e praticada com orientação de pessoas responsáveis.



0 comentários:

Postar um comentário